Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O extraordinário livro "O Preço da desigualdade", de Joseph Stiglitz, toca em diversos pontos que apesar de terem os EUA como pano de fundo, se aplicam totalmente a Portugal.
A coincidência resulta do facto de muitas das práticas e decisões que o nosso Governo se justificarem não tanto por razões conjunturais, mas essencialmente por razões ideológicas. Os EUA têm professado a sua fé nos mercados e na doutrina neo-liberal, desde a era Reagan. Os resultados têm sido penalizadores para 99% da população americana, mas nada que aflija o Governo Português que se esforça para ser o melhor aluno da escola de Chicago.
A forma como o Governo tenta educar os juízes do Tribunal Constituicional não é prática original, como se pode ler num excerto do livro de Stiglitz que agora cito:
"A Direita reconheceu a importância da educação no moldar das perceções, e é por isso que tem estado ativa na tentativa de influenciar o modelo de currículo nas escolas e embarcou num programa de "educação" com vista a tornar os juízes mais letrados na economia, ou seja, inclinados a ver o mundo através das estreitas lentes da economia conservadora".
Assim lido, parece que Stiglitz está a pensar do Ministro Maduro, porta vozes do PSD e toda a trupe de comentadores que tem pressionado o TC, não é?
Parabéns pelo seu blog, especialmente por este "in...
Quanto custa o Mario?
E os Homens da Luta, por onde anda essa gente? E a...
Tantos erros, e nem um culpado!
O problema é a raqzão porque Afonso Camões não diz...