Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A entrevista já tem uns dias (publicada a 23 de Julho), mas hoje lembrei-me de novo de uma frase genial de Lula: "Provamos ser barato cuidar dos pobres. Difícil é cuidar dos ricos".
Esta frase faz-me pensar na actual fragilidade de Estado Social Europeu. Cada vez mais vozes se levantam para nos convencer que uma saúde tendencialmente gratuita não é possível, que uma educação pública sai demasiado cara, e que todo este modelo, que levou séculos a construir na Europa, é insustentável. A receita já nós a conhecemos: privatizar aqui, liberalizar acolá.
Mas o que a frase de Lula tem de genial é que ela nos aponta para outra receita: Não terá a crise do Estado Social outras origens?
Quando se pagam milhões a empresas (privadas) alemãs para contruirem submarinos, sem cuidar de contrapartidas; Quando se pagam milhões a Lusopontes e Brisas para fazerem estradas e pontes, em negócios que soam sempre a ruinosos para o Estado; Quando a ADSE (pública) cobre despesas nos Hospitais da Luz (grupo BES) mesmo existindo um Hospital Público (Santa Maria) a dezenas de metros...
São apenas três exemplos que nos custam dinheiro a todos, mas que beneficiam meia dúzia. Será esta a raíz do mal do Estado Social?
Parabéns pelo seu blog, especialmente por este "in...
Quanto custa o Mario?
E os Homens da Luta, por onde anda essa gente? E a...
Tantos erros, e nem um culpado!
O problema é a raqzão porque Afonso Camões não diz...